Hoje vim falar sobre a biografia de uma das mulheres que mais admiro na vida, Viola Davis.
Após conhecer a sua história, passei a apreciá-la ainda mais.
Nesta obra, Viola discorre acerca da sua caminhada tortuosa desde a infância extremamente pobre, em Rhode Island, até se tornar uma das atrizes mais respeitadas de Hollywood. A atriz relata também sobre como a paixão pela atuação serviu como válvula de escape para a realidade desumana e difícil em que vivia com a sua família.
Apesar da vida profissional de sucesso de Viola, a sua biografia não busca enfatizar uma narrativa de prosperidade, muito pelo contrário, ela expõe todas as suas vulnerabilidades e inseguranças com uma profundidade, sensibilidade e sinceridade impressionantes.
Este livro me fez refletir mais uma vez sobre a famigerada meritocracia e em como ela inexiste quando estamos diante de desigualdades sociais.
Viola é extremamente humilde e, ao mesmo tempo, em que reconhece o próprio mérito quanto ao seu sucesso profissional, assente que sua trajetória é um ponto fora do comum e que, teve sorte, uma vez que a realidade da grande maioria das pessoas de sua cor é composta por violência, pobreza e desamparo.
A mulher simplesmente venceu o sistema. Sistema esse que não foi feito para vencer.
A narrativa de Davis é habilidosamente tecida com reflexões impactantes sobre temáticas sociais e políticas, transformando este livro em não apenas uma autobiografia, mas também em um espaço para diálogos relevantes sobre equidade e justiça social.
Doeu conhecer a sua história, ao mesmo tempo, em que foi necessário e enriquecedor. Sabe aquele livro que você sente alimentar a alma? Foi assim que me senti ao esmiuçar cada página que refletia a vida da Viola.
Sua própria história de vida se assemelha a uma emocionante representação cinematográfica. Mas infelizmente foi real, aconteceu. E que fique bem claro, nenhum ser humano deveria passar pelo que Viola vivenciou. Toda a tristeza, a privação, o frio, a fome, a moradia insalubre, a ausência de acesso a necessidades básicas, o racismo seguido de um tratamento desumano e as violências advindas destas aflições não deveriam ter espaço na vida de nenhum ser.
Viola também aborda um tema relevante, o caminho para a autoaceitação, em detrimento da visão deturpada que ela tinha de si mesma devido ao racismo e aos abusos físicos e psicológicos sofridos ao longo de sua trajetória. Mostra, de forma inspiradora, como foi necessário passar por um processo terapêutico para se aceitar plenamente e abraçar a sua verdadeira identidade.
Em que pese Viola não ter a escrita como profissão, seu livro é muito bem desenvolvido e reflete toda a sua inteligência e sensibilidade.
Um ponto que achei muito interessante é que as frases no início de cada capítulo estão ali por uma razão e conversam com o sentido da mensagem que será passada no restante daquele capítulo, o que torna a construção da narrativa envolvente.
Por fim, posso concluir que este é um livro necessário que eu recomendaria a qualquer pessoa, já que é uma história de vida que foge ao comum e que nos faz refletir sobre questões de desigualdade social, racismo e sobretudo sobre o respeito que devemos dispender ao próximo e a nós mesmos.
Leitura recomendadíssima e inclusive está no meu top 10 de melhores livros lidos no 1º semestre de 2024.
10/10
Sinopse: Em busca de mim conta a minha história, de um apartamento caindo aos pedaços na cidade de Central Falls, em Rhode Island, para os palcos de Nova York e além. Este é o caminho que percorri em busca de propósito e força, mas também para me fazer ser ouvida em um mundo que não me percebia.
Enquanto escrevia Em busca de mim, pensei no quanto nossas histórias nem sempre recebem a devida atenção. São reinventadas para serem encaixadas em um mundo louco, competitivo e crítico. Escrevi este livro para aqueles que se sentem excluídos, que estão em busca de uma forma de entender e superar um passado complicado e encontrar autoaceitação no lugar da vergonha.
Escrevi para quem precisa se lembrar de que a vida só vale a pena ser vivida se a encararmos com honestidade radical e coragem de abandonar as máscaras e apenas ser… você.
Em busca de mim é uma reflexão profunda, uma promessa e uma declaração de amor a mim mesma. Espero que minha história o inspire a revolucionar sua vida de forma criativa e a redescobrir quem você era antes que o mundo tentasse defini-lo.
FICHA TÉCNICA
Título: Em Busca de Mim
Autor: Viola Davis
Editora: BestSeller
Ano: 2022
Gênero: Biografia
País: Estados Unidos
Páginas: 266
E você, já leu? O que achou? Deixe sua opinião nos comentários!